Fios de PDO X Botox - entenda as principais diferenças e quando cada um é mais indicado

Fios de PDO X Botox – entenda as principais diferenças e quando cada um é mais indicado

A cada ano a medicina evolui para trazer novas soluções para uma pele mais jovial e saudável. Os procedimentos não cirúrgicos e menos invasivos vêm se popularizando cada vez mais, pois por meio deles é possível melhorar o aspecto da pele, amenizar rugas e reduzir a flacidez do rosto e pescoço.

Os queridinhos são o botox, preenchimentos e fios de sustentação. Cada um deles tem um objetivo específico e contribuem de formas diferentes para deixar a pele mais jovem. Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor a diferença entre fios de PDO e botox, e as principais dúvidas quando falamos desses dois procedimentos. Acompanhe!

Fios de PDO: estímulo à produção de colágeno

Os fios de PDO são compostos de polidioxanona, uma substância sintética e biodegradável.  O material é totalmente absorvível pelo organismo e aplicado com auxílio de uma agulha especial ou cânula – agulha sem ponta cortante. A aplicação é indolor ou pouco incômoda, realizada com anestesia de creme tópico.

Os resultados podem ser percebidos em algumas semanas, quando a produção de colágeno se torna mais intensa e palpável. Existem diferentes tipos de fios de PDO, cada um com características e finalidades específicas. Veja os principais:

Fios lisos: podem ser aplicados em todas as regiões da face. São utilizados para melhorar a flacidez e a qualidade da pele, assim como para combater rugas finas.

Fios espiculados: apresentam pequenas garras em sua extensão que proporcionam efeito lifting, ou seja, uma elevação dos tecidos, como efeito imediato após a sua aplicação. O efeito mais lento também é o estímulo da produção de colágeno, favorecendo o prolongamento do resultado além do período de absorção dos fios.

Fios parafusos: o formato apresenta um efeito preenchedor sutil, sendo mais indicado para sulcos marcados.

Botox: eliminação de rugas finas

O botox, toxina botulínica, é um extrato purificado representado por um complexo proteico de origem biológica, sintetizada a partir da bactéria anaeróbia Clostridium botulinum. Sua principal função na estética é eliminar rugas finas de expressão e impedir a formação de novas, além de ter outras funções na saúde, como para melhorar o bruxismo e a cefaleia tensional.

A toxina funciona como um bloqueador neuromuscular, impedindo que o estímulo nervoso chegue ao músculo, inibindo sua contração. A aplicação é realizada em consultório por um especialista, sendo dermatologista, dentista ou em clínica de estética, por meio de injeções da substância em pontos específicos. Os resultados iniciais aparecem nos primeiros dois ou três dias e o resultado final pode ser notado em até 15 dias.

Para quem cada procedimento é indicado?

Os fios de PDO são indicados para reduzir a flacidez da pele, quando há sinais de envelhecimento, e quando o objetivo do paciente é rejuvenescer sem intervenção cirúrgica. Quando aplicado, promovem o estímulo de colágeno e o resultado é uma melhora na flacidez em geral. Em pacientes mais jovens, pode ser usado para adiar o surgimento de linhas de expressão.

Os principais usos dos fios de PDO são:

– Preenchimento de olheiras;

– Prevenção do surgimento de papada e flacidez do pescoço em estágios iniciais;

– Para rugas nasolabiais – conhecidas como bigode chinês;

– Recuperação dos contornos faciais em caso de flacidez leve ou moderada;

– Elevação da sobrancelha.

O botox é recomendado quando o paciente quer prevenir os sinais do envelhecimento. Não há uma idade específica, a recomendação tem mais relação com o padrão de envelhecimento da pele. Já que pode ocorrer desses sinais surgirem precocemente em pessoas com maior predisposição ou mesmo hábitos ruins.

O botox é utilizado para:

– Suavizar rugas estáticas ou profundas;

– Repor o volume e contorno em áreas como maçã do rosto e mandíbula;

– Preenchimento labial;

– Suavizar expressões faciais;

– Prevenir o aparecimento de rugas.

Duração de cada procedimento

A duração da produção de colágeno pelos fios de PDO é de 6 a 8 meses. Após esse período, os ganhos não são perdidos, porém o processo de envelhecimento natural do corpo continua. Dessa forma, deve-se avaliar com o médico a necessidade de refação do procedimento ou associar com outras técnicas.

Em relação ao botox, pode variar de 4 a 6 meses. A partir desse tempo, os músculos recebem novamente os impulsos dos neurotransmissores e ocorre o reaparecimento das rugas e marcas de expressão.

É importante lembrar que sempre que se fala sobre interação entre procedimentos e o organismo, tanto o resultado quanto a duração podem variar, pois cada ser humano é único e metaboliza as substâncias de maneira diferente.

Dica extra: acompanhamento profissional é indispensável

Independente de qual procedimento seja o mais indicado para o seu caso, é fundamental sempre ter o acompanhamento de um profissional habilitado para realizar o processo. Tanto os fios de PDO quanto o botox trazem benefícios para a estética da pele, cabe avaliar qual atenderá os seus objetivos.

Os procedimentos podem até mesmo serem combinados para se complementarem e trazerem resultados de forma ainda mais satisfatória. Por isso, o acompanhamento profissional e produtos de qualidade são indispensáveis.

Linha HOF: para quem busca a mais alta qualidade

A Linha HOF é composta de produtos para procedimentos usados na harmonização facial e corporal. Desenvolvida com a mais alta tecnologia e máxima qualidade, a linha traz a Toxina Botulínica e os Fios de PDO para garantir resultados seguros e satisfatórios. Você, profissional habilitado, conta com entrega segura e facilitada para oferecer os melhores produtos para os seus clientes. E você que é cliente pode contar com um produto de qualidade, entregue por uma empresa que é referência com mais de 22 anos de mercado, a Werbran. Fale conosco e saiba mais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Artigos relacionados

Fale conosco pelo Whatsapp
Enviar via Whatsapp