Fitoterapia X Homeopatia: você conhece as principais diferenças?

Fitoterapia X Homeopatia: você conhece as principais diferenças?

Apesar da fitoterapia e da homeopatia se basearem em princípios naturais, elas são diferentes e agem de maneiras distintas no organismo. Enquanto a fitoterapia tem o seu cerne nas plantas medicinais, podendo ser usados, inclusive, por vegetarianos e veganos, a homeopatia faz uso de compostos de origem mineral, vegetal ou animal.

Mas essas não são as únicas diferenças. Por isso, para você conhecer os dois tratamentos, os benefícios e as recomendações de uso, preparamos o artigo de hoje. Acompanhe!

Qual a diferença entre os tratamentos?

Eles podem complementar e agregar valor ao tratamento médico convencional. Na prática da medicina tradicional, que trata especificamente a doença, essas terapias são consideradas suplementares, pois proporcionam uma adição ao tratamento principal baseado nos medicamentos convencionais. Veja as principais diferenças:

Fitoterapia

Ela tem suas raízes no reino vegetal. Quando uma parte de uma planta é utilizada como matéria-prima em um produto farmacêutico, proporcionando um efeito farmacológico, este é considerado um medicamento fitoterápico.

Embora sejam naturais, os medicamentos fitoterápicos contêm fitocomplexos, compostos por substâncias químicas responsáveis pelo efeito terapêutico.

Ao contrário da homeopatia, em que os medicamentos agem de maneira física e não química, os fitoterápicos contêm substâncias químicas que têm um impacto direto no corpo. Assim, ela utiliza medicamentos com substâncias químicas ativas, ao contrário da homeopatia, que se baseia na ação física.

Homeopatia

Ela busca estabelecer o equilíbrio homeostático do organismo sem interferir fisicamente no corpo. Seu propósito é incentivar a reação do organismo contra a doença sem abordar diretamente os mecanismos causadores ou os processos biológicos afetados pela patologia.

O método homeopático se concentra no tratamento das doenças por meio de medicamentos que provocam sintomas semelhantes, porém em doses altamente diluídas. Estas doses são elaboradas a partir de elementos extraídos da natureza, sejam de origem animal, vegetal ou mineral.

Ademais, os medicamentos homeopáticos não contêm substâncias químicas, o que resulta na ausência de efeitos colaterais, diferentemente dos fitoterápicos.

Quem pode usar homeopáticos e fitoterápicos? 

Eles são classificados como produtos naturais e podem ser recomendados para qualquer indivíduo, independentemente dos sintomas apresentados. A única restrição está associada ao uso da fitoterapia em conjunto com tratamentos convencionais, já que os compostos químicos podem interferir ou desencadear efeitos secundários. Embora isso não ocorra em todos os casos, é essencial que seu uso seja supervisionado por um profissional.

Os medicamentos podem ser manipulados ou encontrados em farmácias especializadas em produtos naturais. Eles auxiliam no tratamento de muitas patologias e condições físicas, sendo, em muitos casos, mais acessíveis.

Conheça as Ervas Curam 

Se você busca produtos acessíveis e de qualidade para a promoção da saúde e do bem-estar, você precisa conhecer a linha das Ervas Curam. Cada fórmula é cuidadosamente pensada e desenvolvida para que você possa desfrutar de todos os benefícios da natureza de forma segura e confiável.  

Por exemplo, o Calmoplan é indicado para auxiliar no alívio da ansiedade e insônia leves. Já a Castanha da Índia é indicada para o tratamento de fragilidade dos vasos capilares e insuficiência venosa.

Com soluções fitoterápicas de diferentes segmentos, você tem um produto seguro e confiável para ajudar a cuidar da sua saúde e bem-estar.

Sobre a Werbran

Há mais de 22 anos no mercado, a Werbran atende farmácias, clínicas de estética, odontológicas, médicas e veterinárias, hospitais, lojas de produtos naturais e licitações por todo o território nacional.

Conheça as Ervas Curam, uma linha de produtos que une a natureza e a tecnologia para desenvolver soluções fitoterápicas. Se interessou? Fale conosco e saiba mais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Artigos relacionados

Fale conosco pelo Whatsapp
Enviar via Whatsapp