Hábitos que aumentam a perda de colágeno - saiba como evitá-los

Hábitos que aumentam a perda de colágeno – saiba como evitá-los

Se você pensa em ter uma pele saudável e envelhecer com qualidade, então você deve olhar para uma proteína produzida pelo nosso corpo: o colágeno. Sabe por que? Ele é o grande responsável por garantir firmeza e dar elasticidade à derme.

Mas não acaba aqui. Ele ainda é fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e, consequentemente, o seu desgaste.

Com o passar da idade, a perda da substância é natural, por isso, devemos dar atenção o quanto antes para evitar que isso aconteça em excesso. E, se for o caso, tomar as medidas para uma reposição segura.

Pensando nisso, a seguir, confira os principais hábitos que aceleram a perda da proteína no organismo e o que fazer para evitar a situação:

Não usar filtro solar todos os dias

Engana-se quem pensa que o protetor solar só deve ser usado na praia. O ideal é usá-lo diariamente, principalmente o facial. O sol é um dos principais causadores das rugas e da flacidez por formar os radicais livres, que quebram as fibras de colágeno. Isso pode acontecer até mesmo em dias nublados, por isso, use o filtro solar todos os dias, mesmo em casa.

Beber pouca água 

Não é à toa que estamos cansados de ouvir que o ideal é beber cerca de 2 litros de água por dia. E se você ainda negligencia esse hábito, comece a colocar em prática. Ele é fundamental para manter a saúde e a boa aparência, porque o líquido vai hidratar de dentro para fora. Uma pele que não é hidratada naturalmente pode abrir espaço para a ação acentuada dos radicais livres sobre o colágeno.

Falta de uma alimentação rica em vitaminas

A dieta também pode influenciar na diminuição rápida da proteína. O recomendado é comer alimentos que contenham vitaminas que ajudam o corpo a produzir a substância, como vitamina C encontrada em laranja, limão e algumas verduras. Vitamina A, que pode ser encontrada na cenoura e na abóbora, além de vitamina E, e zinco. Esses minerais e alimentos são antioxidantes e protegem a pele.

Não usar creme hidratante

Uma derme ressecada pode acelerar a perda de colágeno por causa da falta de água. Por isso, deixar de apostar no creme hidratante, principalmente após os 30 anos, pode ocasionar a flacidez e as rugas. Os componentes dos produtos ajudam a proteger as fibras que já existem na estrutura da pele, evitando que elas quebrem. 

Não se preocupar com a poluição

Já parou para pensar que estamos expostos à poluição diariamente? Com isso, a nossa pele acaba sofrendo com o desgaste, mesmo sem percebermos. O que acontece é que os gases do ar poluído acabam fixando-se nela, que absorve as toxinas. E são essas toxinas que formam radicais livres, que quebram as fibras de colágeno mais rápido. Assim, o ideal é limpar o rosto com sabonete próprio para a face e apostar em produtos que fazem uma limpeza profunda.

Sinais que ajudam a identificar a perda de colágeno 

Geralmente, a partir dos 25 anos o nosso corpo reduz a produção da substância e alguns sinais podem começar a aparecer. Entre os principais deles, destacam-se: 

Linhas de expressão: o movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, começa a deixar marcas. 

Rugas: a derme começa a ficar marcada por conta do envelhecimento e isso se aprofunda com o tempo. Podem aparecer nos olhos, na boca e na testa, por exemplo.

Pele desidratada: pele seca e sem brilho também são indícios. Quando isso acontece, há a perda da viçosidade. Com isso, ela se torna mais opaca.

Flacidez: a pele fica mais mole, pois é o colágeno que dá mais firmeza e sustentação a ela.

Como evitar essa situação?

A melhor forma de amenizar é realizar tratamentos que repõem o colágeno e estimulam a produção de novas fibras. A indicação do melhor procedimento varia de acordo com cada caso, por isso é essencial fazer a avaliação com um profissional especializado na área.

Ainda que os tratamentos sejam personalizados, há dois procedimentos comuns na maior parte dos protocolos: os bioestimuladores e fios de PDO. Essas substâncias agem de forma gradual e progressiva, melhorando a textura, diminuindo a flacidez, as rugas, e proporcionando o efeito de lifting facial sem cortes.

Linha HOF – máxima segurança e qualidade

A Linha HOF distribuída pela Werbran é composta de produtos para procedimentos usados na harmonização facial e corporal. O Bioestimulador de Colágeno tem alta durabilidade, que melhora a flacidez e aumenta a espessura dérmica e qualidade da pele, sendo indicado para procedimentos clínicos que atuam em fatores que envolvem a flacidez e sustentação, melhorando o contorno.

Já os Fios de PDO estimulam a produção de colágeno e fibras elásticas melhorando, a qualidade e reconexão tecidual. São eficazes e seguros, pois são completamente absorvidos pelo organismo. Consulte seu profissional de confiança e certifique-se sobre a origem dos produtos utilizados.

Toda a linha é distribuída com a mais alta segurança, seguindo os protocolos da Anvisa para armazenamento e transporte. Além disso, você profissional habilitado, conta com condições de pagamento facilitadas e a parceria de uma empresa que está há mais de 22 anos no mercado. Para saber mais, fale conosco!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Artigos relacionados

Fale conosco pelo Whatsapp
Enviar via Whatsapp