Além da estética - conheça os benefícios de manter a pele saudável

Além da estética – conheça os benefícios de manter a pele saudável

Quando falamos em cuidados com a pele, a associação mais rápida é com o rosto. Não está errado. Mas você já parou para pensar que ela reveste todo o corpo humano, atuando como um escudo protetor? Isso mesmo, ela nos protege de fungos, bactérias e vírus, que não conseguem acessar nosso organismo, bem como agentes prejudiciais à saúde.

Tudo isso graças a barreira cutânea, formada por três camadas diferentes. Juntas, elas tornam a derme mais flexível, evitando a perda de líquidos e protegendo o organismo como um todo. Além disso, ela também é responsável por regular a temperatura e proteger os órgãos internos contra impactos. 

Para entender melhor como funciona sua estrutura e como mantê-la saudável, preparamos este artigo. Confira!

Muito mais do que estética 

Para compreender a importância de cuidar da pele, é preciso saber que ela é muito mais do que a parte que vemos, sendo formada por três camadas com diferentes funções, veja só: 

Epiderme: é a camada visível, pelo menos parte dela. Isso porque ela é dividida em cinco: basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea. O que diferencia uma da outra é o estágio de vida das células. 

Derme: é a parte do meio. O colágeno e a elastina presentes nela são responsáveis pela força e flexibilidade, componentes vitais para a saúde e a juventude. Junto às fibras, está uma substância tipo gel, rica em ácido hialurônico e com alta capacidade de fixar água, contribuindo para manter o volume.

Hipoderme: é a porção mais interna. Composta por gordura, é responsável por dar sustentação e suporte para a derme e a epiderme, armazenar energia, regular a temperatura corporal e proteger os órgãos internos de impactos.

Pele saudável é sinônimo de equilíbrio 

Assim como os outros órgãos e sistemas do corpo humano, a pele precisa estar em equilíbrio para funcionar de forma adequada e manter vivo todo o ecossistema que forma o sistema cutâneo.

A presença desses microrganismos é essencial para que ela possa desempenhar sua função de barreira, protegendo o organismo contra agressões externas, como toxinas, raios solares, mudanças de temperatura, entre outras condições.

Uma derme saudável costuma apresentar características, como:

  • Hidratação e maciez;
  • Luminosidade e um brilho natural;
  • Oleosidade na medida certa;
  • Elasticidade;
  • Textura regular e uniforme.

Uma forma simples de perceber se ela está em desequilíbrio é notar os sinais opostos, por exemplo: coceiras, descamação, ressecamento, irritações, manchas, entre outros. 

5 dicas para colocar em prática 

Você entendeu a importância de cuidar da pele e os benefícios que isso traz para a sua saúde e autoestima. Porém, como fazer isso na prática? Separamos algumas dicas para te ajudar, confira!

1 – Hidratação é fundamental 

Quando a derme não está hidratada o toque se torna mais áspero, há perda do viço e qualquer lesão pode resultar em marcas e cicatrizes devido a hipersensibilidade local. Além disso, diminui a sua capacidade de proteger o nosso organismo contra poluentes e microrganismos.

A primeira forma de evitar isso é ingerindo cerca de 2L de água diariamente para manter equilibrada a quantidade de água corporal. A segunda é utilizando cosméticos que favorecem a hidratação de forma externa, como os hidratantes. 

2 – A limpeza deve ser diária

A pele acumula impurezas, oleosidade e suor, principalmente quando você passa o dia todo fora de casa e pratica atividade física. O resultado é um ambiente favorável para a proliferação de bactérias, fungos e germes, por isso, a limpeza é essencial. 

Se você usar maquiagem, o cuidado deve ser redobrado. Já que se deixá-los na hora de dormir, pode fazer com que os poros acabem obstruídos e haja um acúmulo maior de sebo e germes na região. O que pode levar ao surgimento de cravos e espinhas, dermatites entre muitos outros problemas.

3 – Use protetor solar

A proteção solar não pode faltar, tanto para o corpo quanto para o rosto. Ela ajuda a proteger da radiação emitida pelo sol e também pela luz artificial, como lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Sem esse cuidado, você pode ter marcas de sol, melasma, manchas senis, queimaduras e irritações.

Além disso, a exposição excessiva aos raios ultravioleta contribui para o envelhecimento precoce e acelerado. Outro motivo significativo para o uso do protetor solar é reduzir as chances de se ter câncer de pele. 

4 – Tenha uma alimentação saudável

Na prática, isso significa reduzir alimentos e bebidas que são ricos em açúcar e adoçantes artificiais, pois contribuem para causar não apenas diabetes, mas também resistência à insulina, o que desencadeia o aparecimento de manchas. E alimentos que são fontes consideráveis de sódio, uma vez que afetam o nível de hidratação do corpo, levando ao ressecamento da derme e também à retenção de líquido. 

Cabe lembrar que a alimentação é a principal forma de obtermos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. A falta de vitaminas, minerais, proteínas e afins vai afetar diretamente a nossa aparência. Prova disso é o colágeno, responsável pela firmeza, sustentação, resistência e uniformidade da pele, que se trata de uma proteína.

5 – Escolha cosméticos adequados

Eles são grandes aliados no cuidado, ajudando na hidratação, higienização e renovação. Além disso, eles podem ter a finalidade de estimular a produção de colágeno, controlar a oleosidade, reduzir a acne, atenuar manchas, controlar inflamações, suavizar marcas de expressão, entre outros. 

O ideal é fazer uma avaliação dermatológica para saber quais os cosméticos mais indicados para atender às suas necessidades e particularidades. Também é preciso usar produtos de qualidade e dermatologicamente testados, a fim de evitar problemas ou alergias. 

Linha HOF – sua escolha mais segura

A Linha HOF, distribuída pela Werbran, é composta de produtos para procedimentos usados na harmonização facial e corporal. Mas não acaba aí, ela também conta com uma linha exclusiva de enzimas e produtos para skin care.

As enzimas podem ser usadas para diferentes funções, como rejuvenescimento da pele, manutenção do aspecto e muito mais. São dermocosméticos estéreis para uso profissional de alta tecnologia dermatologicamente testados para aplicação corporal em áreas pré-determinadas de acordo com o plano de aplicação dos produtos.

Aliado com os produtos para skin care com qualidade, é possível potencializar e complementar os cuidados, proporcionando uma pele saudável e mantendo os resultados a longo prazo. Procure seu profissional de confiança e certifique-se sobre a procedência dos itens utilizados. 

Profissionais habilitados podem comprar os produtos com a máxima segurança e condições de pagamento facilitadas. A Werbran está no mercado há mais de 22 anos, sendo referência em segurança e com uma equipe altamente qualificada. Para saber mais, fale conosco!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Artigos relacionados

Fale conosco pelo Whatsapp
Enviar via Whatsapp