Mercado pet em expansão: veja novas oportunidades para empreender na veterinária

Mercado pet em expansão: veja novas oportunidades para empreender na veterinária

Se você tem um pet em casa, deve ser impossível imaginar a sua vida sem ele. Os nossos amigos de quatro patas deixaram de ser vistos como apenas animais domésticos e se tornaram verdadeiros membros da família. Especialistas acreditam que isso se deve, em grande parte, devido ao período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19. E os efeitos de ficar em casa não acabam aqui.

Diferente da maioria dos setores econômicos, que registraram queda na demanda durante a pandemia, o mercado de pets não só se manteve, como registrou alta. A explicação é que muitas pessoas adotaram ou compraram um animal para terem uma companhia durante o isolamento social.

Não há mais restrições em relação ao vírus, mas os pets ainda estão nas casas e vão permanecer por um bom tempo, impulsionando uma série de negócios e serviços, o que mostra a grandeza de um mercado em pleno crescimento. A seguir, veja alguns números que comprovam a expansão.

Mercado pet em alta
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal prevê um movimento crescente do segmento. Para 2023, a projeção é de 15,8% e para 2024 de 15%. De acordo com o sindicato, essa tendência está relacionada ao crescimento da participação desses animais na indústria veterinária. Atualmente, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial de países com mais pets no mundo.

Ainda segundo uma projeção feita pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve encerrar 2023 com um faturamento superior a R$46 bilhões. A projeção não leva em consideração a venda de animais diretamente de criadores.

Veja os números levantados pela Associação:

• Pet food deve representar 78% do faturamento, com 36,4 bilhões e crescimento de 9,4% em relação a 2022;
• Produtos veterinários espera-se 15% do faturamento, com R$ 6,87 bilhões e 16% de crescimento;
• Produtos de bem-estar e higiene podem chegar a 7% do faturamento, com R$ 3,08 bilhões e crescimento de 15%.

Os pequenos e médios pet shops representam cerca de metade de todo o movimento do varejo pet, com o índice de 48,7%. Já as clínicas e hospitais veterinários são o segundo canal de acesso aos produtos e serviços, representando 18,1% do faturamento total. De acordo com o Instituto Pet Brasil, o e-commerce pet teve um aumento de 150% de 2020 para 2022, representando atualmente 6% do mercado.

Mobilização do mercado para atender a demanda
As projeções indicam subida contínua para o setor da veterinária, para dar conta da demanda, há uma forte mobilização do mercado de produtos e serviços. Podemos ver desde empresas que oferecem alimentos especializados, cuidados personalizados e até outros acessórios que contribuem com o bem-estar animal.

Além disso, novas oportunidades têm surgido para atender nichos específicos, como alimentos naturais, roupas para animais de estimação, serviços de creche, plano de saúde, farmácia, entre outros.

Considerando que o mercado da veterinária apresenta características diferentes dos demais, os números mostram que o setor tende a ganhar com o crescimento, tanto pelo aumento da empregabilidade quanto pela evolução de estabelecimentos comerciais no Brasil. Continue a leitura e descubra como usar isso a favor do seu negócio.

Como empreender na veterinária?
Ser um bom empreendedor é a meta de todos os profissionais que investem, e com a veterinária não é diferente. Pode ser tendo a própria clínica ou em outros modelos de negócios que estão crescendo, como pet shops, creches, entre outros.

Para te ajudar a ter ainda mais sucesso, selecionamos 5 das principais dicas que você deve seguir. Confira:

1 – Invista em parcerias com outros profissionais da área
Para se destacar na área, é preciso analisar as necessidades do seu negócio. Por exemplo, se você vai investir em uma clínica, por que não oferecer serviços de banho e tosa, laboratórios clínicos e loja de ração? Dessa forma, a sua empresa será autoridade no mercado.

Todas essas parcerias vão auxiliar na hora de tornar o negócio mais eficiente e com clientes mais satisfeitos.

2 – Tenha uma boa equipe
Não adianta ter um espaço completo se você não tem uma equipe de confiança. A equipe de colaboradores faz toda diferença, isso porque será preciso ter bons funcionários para alcançar os melhores resultados.

Para conquistar os clientes e fidelizá-los é fundamental investir em um atendimento personalizado e de qualidade. Assim, sempre selecione com cuidado quem fará parte do seu time.

3 – Conheça o mercado e busque especializações
É inocência achar que o mercado não vai mudar. Todos os setores vivem em constante atualização e a melhor forma de superá-las é estando preparado. Por isso, não hesite na hora de investir em especializações.

Aqui vale pensar em cursos, palestras, congressos e tudo que traga conhecimento, não se restringindo apenas a veterinária. Cabe incluir aprendizado em gestão de pessoas, administração, marketing e tudo o que possa contribuir com a sua empresa.

Após definir a área de atuação, o empreendedor deve dominar muito bem o mercado, entendendo o que o público busca. Só assim é possível ver tudo o que está acontecendo no setor, as principais mudanças e tendências, buscando a melhor forma de solucioná-las.

5 – Tenha bons fornecedores
A escolha de fornecedores é fundamental, pois ele será o parceiro que irá oferecer produtos, serviços e entregas. Fornecedores confiáveis e de alta qualidade garantem que os produtos ou serviços fornecidos atendam as expectativas. Isso é essencial para manter a satisfação dos clientes e a reputação da empresa.

Além disso, eles precisam cumprir prazos, oferecer preços competitivos, promover a inovação e colaboração, além de reduzir riscos. É importante investir tempo e recursos na seleção e manutenção de relacionamentos sólidos com fornecedores confiáveis para promover o sucesso e a sustentabilidade da empresa.

Werbran: a melhor parceira para o seu negócio
Há mais de 22 anos no mercado, a Werbran atende clínicas veterinárias e pet shops com medicamentos e material hospitalar. Oferece uma ampla gama de medicamentos como anestésicos, sedativos, medicamentos para uso pós-cirúrgico e também uma linha completa de injetáveis. Além disso, você pode contar com medicamentos sob demanda.

A linha de material hospitalar também é completa com agulhas, seringas, lâminas de bisturi, fios de sutura, compressas de gaze e todo o material necessário para cirurgias e pequenos atendimentos.

Todo o atendimento é personalizado, com entrega ágil e frete grátis com parcelamento facilitado. Entre em contato para ter um fornecedor confiável e veja o seu negócio ter cada vez mais sucesso.

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