Quem não quer uma pele saudável e radiante? Independentemente das características de cada uma, buscar por uma rotina de cuidados é essencial para garantir esses aspectos e ainda evitar problemas como manchas e, em casos mais graves, câncer de pele.
A pele negra é rica em melanina, o que faz com que ela seja mais resistente às agressões externas e ao sol, além de adiar os sinais de envelhecimento, não é ótimo? Apesar disso, ela é mais favorável a manchas escuras e oleosidade.
Por isso, os cuidados diários são indispensáveis. Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com os principais passos que você deve incluir na sua rotina de skin care para garantir a saúde da sua derme. Confira!
Quais são as características da pele negra?
De acordo com a classificação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele negra é totalmente pigmentada, ou seja, possui altos níveis de melanina. Além disso, a produção de glândulas sudoríparas é maior, o que aumenta a tendência à oleosidade e ao desenvolvimento de acne.
Também possuem mais colágeno, o que resulta em mais resistência e elasticidade aos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.
Por possuir mais melanina, há maiores chances de sofrer com melasma e outras manchas, que podem ser agravadas com a exposição solar sem proteção adequada, por isso o cuidado deve ser redobrado nesse aspecto.
Confira o passo a passo de cuidados
Como qualquer outro tipo de pele, também precisa de uma rotina para mantê-la iluminada e saudável. A seguir, veja como fazer isso:
1 – Higienização
Esse tipo de pele apresenta glândulas sebáceas maiores, consequentemente, há maior produção de sebo e oleosidade. Assim, a limpeza diária é fundamental para evitar a formação da acne.
O ideal é usar um gel de limpeza facial em vez do sabonete tradicional. Isso porque o gel limpa profundamente, mas sem agredir a barreira da derme. Ativos como ácido salicílico e zinco são excelentes e ainda ajudam a reduzir os poros dilatados.
2 – Hidratação
Muitas pessoas acreditam que por ter uma pele mais oleosa não é preciso hidratar, mas isso é um mito. A hidratação ajuda a reduzir a produção de sebo no rosto, além de proporcionar um aspecto saudável.
Como há maior predisposição à oleosidade, é essencial optar por dermocosméticos específicos para esse tipo de pele. O recomendado é dar preferência para texturas leves, como o gel ou o sérum, que sejam sem óleo e tenham toque seco para evitar o brilho excessivo. Vale apostar naqueles com ácido hialurônico na composição, um excelente ativo hidratante.
3 – Fotoproteção
Quem possui este fototipo deve usar protetor solar com FPS de no mínimo 30, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. O protetor protege dos malefícios dos raios UVA e UVB, como manchas, melasma e câncer de pele.
Se você optar por um com cor, ainda melhor. Pois, dá uma proteção “extra” por formar uma barreira física e é ideal para uniformizar o tom da pele e deixá-la com um ar mais natural possível.
Conheça uma linha completa de dermocosméticos para a pele negra
Agora que você já sabe o que fazer, chegou a hora de ter produtos adequados, desenvolvidos especialmente para esse tipo de pele. Apresentamos a você a Negra Rosa, uma marca de produtos com o olhar de uma mulher negra para outra mulher negra.
Com uma linha completa de cuidados que vão desde a limpeza e hidratação até maquiagens desenvolvidas com processos modernos e seguros para realçar ainda mais a sua beleza.
Distribuída pela Werbran, referência na área, atende farmácias e clínicas de estética com entrega ágil e condições de pagamento facilitadas.
Sobre a Werbran
Há mais de 22 anos no mercado, a Werbran atende farmácias, clínicas de estética, odontológicas, médicas e veterinárias, hospitais, lojas de produtos naturais e licitações por todo o território nacional.
Conheça a Negra Rosa, uma linha de dermocosméticos e maquiagem desenvolvida com a mais alta tecnologia para peles negras. Se interessou? Fale conosco e saiba mais!