Você já parou para pensar como o seu estômago pode estar muito mais relacionado com as suas emoções do que o seu coração? Isso mesmo! Quando ficamos nervosos é normal sentir um desconforto abdominal. Quando estamos com algum problema intestinal, geralmente ficamos estressados e irritados. Tudo isso envolve a sua saúde digestiva. E mais: o equilíbrio da sua flora intestinal e das bactérias boas.
O tema é tão importante que a Organização Mundial de Gastroenterologia institui uma data oficial. O Dia Mundial da Saúde Digestiva, em 29 de maio, tem o objetivo de orientar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Para entender como a saúde digestiva impacta na qualidade de vida e como os probióticos podem ser grandes aliados para o equilíbrio do aparelho digestivo, continue a leitura!
Importância de cuidar da saúde digestiva
Segundo dados da Organização, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.
O microbioma contém muitos microorganismos e mais de 1.000 espécies conhecidas de bactérias com diferentes funções no corpo humano, causando interesse sobre o papel que os microrganismos intestinais podem desempenhar na saúde e na doença. Um desses microrganismos é o probiótico.
Os probióticos são microorganismos vivos benéficos para a saúde humana. Eles são responsáveis por manter a microbiota intestinal saudável e colaborar com o bom funcionamento do corpo. Além disso, também ajudam o sistema digestivo e imunológico, por isso são conhecidos como “bactérias do bem”.
Microbiota e sua relação com os probióticos
A microbiota ou flora intestinal abriga microorganismos considerados benéficos e maléficos. Além deles, existem bactérias consideradas “indecisas”, que são influenciadas pela condição mais propícia. Ou seja, quando o organismo está desequilibrado, elas unem-se com quem está liderando – as bactérias que prejudicam a saúde.
Para evitar que isso aconteça ou para corrigir essa situação, caso ela já esteja instaurada, o ideal é consumir probióticos para modular a microbiota intestinal e, assim, promover as bactérias saudáveis e a estabilidade do sistema.
Manter a microbiota equilibrada é fundamental para a saúde, por isso que quando ingerimos probióticos adequadamente, eles trazem o equilíbrio necessário e ajudam na melhora de diferentes sintomas e desconfortos.
Benefícios dos probióticos para a saúde
Os probióticos atuam na regulação da microbiota intestinal, no equilíbrio de distúrbios gastrointestinais, na prevenção de doenças e, também, atuam como imunomoduladores. Quando ingeridos, eles colonizam a microbiota e multiplicam-se, fazendo que aumente o número de bactérias “boas” no organismo, auxiliando diretamente em doenças e desconfortos.
Como ele é um suplemento alimentar, não existe restrição para o consumo. Eles são aliados da saúde digestiva, por isso, são muito indicados em situações de diarreias, constipação, náuseas, mas também para impedir o aumento das bactérias ruins.
Os principais benefícios são:
- Ajudam a controlar a microbiota intestinal;
- Auxiliam na recuperação da microbiota intestinal após o uso de antibióticos;
- Combatem organismos que causam doenças;
- Fortalecem as atividades gastrointestinais;
- Estimulam o sistema imunológico;
- Ajudam na absorção de minerais e vitaminas.
Como o intestino afeta as emoções
Você sabia que a nossa saúde digestiva pode afetar diretamente as nossas emoções? Existe uma conexão entre o cérebro e o intestino que é a responsável pelas sensações que nós sentimos, como a gastrite nervosa e os desconfortos abdominais em situações de estresse e ansiedade.
Pesquisas recentes indicam que o consumo de probióticos ajuda a reduzir o estresse. Um trabalho com 36 mulheres saudáveis feito por cientistas da Universidade da Califórnia, demonstrou, com exames de ressonância magnética, que o consumo de probiótico, durante o período de um mês, reduziu a atividade cerebral em áreas que lidam com o estresse e modificou a atividade de regiões do cérebro que controlam as emoções.
Outro estudo feito por cientistas da Universidade de Colorado Boulder, mostrou que os probióticos podem ajudar na melhora do sono e na redução dos impactos fisiológicos do estresse.
Como incluir probióticos na alimentação?
É possível incluir alguns alimentos que contêm probióticos naturalmente na alimentação. Por exemplo: leite fermentado, kombucha, kefir, queijo, coalhada, missô, iogurte e shoyu. Mas para obter os benefícios dos probióticos é importante consumi-los de forma regular e em quantidades suficientes. Nessa hora, a suplementação manipulada é de grande ajuda, pois já vem com a dose necessária para garantir os benefícios para a sua saúde digestiva.
Conheça o Litybio Probiótico
Como você pode perceber, os probióticos são fundamentais para manter o equilíbrio da saúde digestiva. Por isso, queremos te mostrar uma solução com o que existe de melhor e de mais avançado quando falamos de suplementação de probióticos: o Litybio Probiótico.
Desenvolvemos uma forma que une os principais lactobacilos para a reposição da flora intestinal e, ainda, com a presença da fibra prebiótica: o FOS, que proporciona alimento e melhora a colonização.
Com o Litybio Probiótico você garante a saúde do seu intestino com suplementação natural!
Sobre a Werbran
Há mais de 22 anos no mercado, a Werbran atende farmácias, clínicas de estética, odontológicas, médicas e veterinárias, hospitais, lojas de produtos naturais e licitações por todo o território nacional.
Conheça a Lity, nossa linha de nutracêuticos, desenvolvida com a mais alta tecnologia, com foco em venda e nas tendências de mercado. Se interessou? Fale conosco e saiba mais!