O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e, ao contrário do que muita gente pensa, ele não está presente apenas na pele, mas também em tendões, cartilagens, articulações, músculos, ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. O colágeno não se restringe ao corpo humano, ele também pode ser encontrado em alimentos como a carne e a gelatina, dermocosméticos tópicos ou suplementos alimentares.
Ele ganhou cada vez mais atenção devido aos seus benefícios em relação a estética. Na pele, ele tem papel fundamental na manutenção da estrutura e firmeza, fatores fundamentais para uma aparência jovem e saudável. Por isso, tratamentos para a derme à base de colágeno ganham cada vez mais adeptos, pois são práticos e têm resultados mais rápidos.
Continue a leitura para conhecer mais sobre o colágeno, seus benefícios e entender os motivos dele ser tão procurado por quem quer ter uma pele bonita e saudável.
O que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo que funciona como um construtor de tecidos e fibras. Ele é um dos principais responsáveis por manter a firmeza da pele. Isso se dá pelo fato de que seus ligamentos atuam como uma espécie de adesivo entre as células, mantendo o tecido cutâneo unido.
Dessa forma, os efeitos do colágeno são essenciais para a saúde e para a beleza, proporcionando firmeza, elasticidade e hidratação à derme, mantendo-a mais protegida e conservada.
Benefícios do colágeno vão além da estética
Os benefícios do colágeno não se restringem ao campo estético, ele ajuda, por exemplo, no tratamento da osteoartrite. A osteoartrite nada mais é do que uma doença que causa inflamação, inchaço e dor nas articulações causada devido ao desgaste da cartilagem. Lembrando que a cartilagem é formada principalmente por colágeno e a sua função é revestir os ossos, amortecendo impactos e impedindo o contato entre eles.
Com a idade, a quantidade de colágeno produzida pelo corpo diminui, aumentando o risco do desenvolvimento da doença. Estudos apontam que consumir suplementos de colágeno ajuda a reduzir a inflamação das articulações, além de estimular o corpo a produzir a proteína, o que diminui a dor, sendo útil para auxiliar no tratamento da osteoartrite e na manutenção dos ossos.
Mas além disso, o colágeno é o queridinho de muitas pessoas pelos seus benefícios estéticos, sendo os principais:
Prevenção do aparecimento de rugas: o colágeno promove o fortalecimento e aumenta a elasticidade e a hidratação da pele e, assim, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Saúde do cabelo e das unhas: o colágeno também auxilia na saúde do cabelo e das unhas, já que ele faz parte desses tecidos. Ele ajuda no crescimento e na resistência, contribuindo para eles ficarem mais fortes e saudáveis.
O que a falta de colágeno provoca na pele?
Existem diferentes fatores orgânicos e hábitos que aceleram a perda de colágeno na pele. Entre os principais podemos citar: a diminuição natural com o envelhecimento e a exposição ao sol sem a proteção adequada. E se você acha que os efeitos não são notados, é aqui que você se engana.
A falta das proteínas de colágeno na derme resulta, inicialmente, em linhas de expressão e rugas no rosto. Consequentemente, quanto menor é a concentração de colágeno, mais acentuadas serão as alterações no contorno e nos sulcos da face. Além disso, a flacidez acaba atingindo também o pescoço, o colo e o restante da pele do corpo.
Em determinados casos, a redução do colágeno também pode resultar no aumento de estrias, uma vez que o tecido que forma a pele perde a resistência e pode se partir mais facilmente do que em uma derme mais forte e protegida.
Quando eu devo usar colágeno?
O uso do colágeno pode ser indicado em diferentes casos, o ideal é ter acompanhamento profissional, pois cada caso é particular. De modo geral, o uso é recomendado quando começam a aparecer sinais como:
- Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
- Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
- Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
- Pele fina e desidratada;
- Diminuição da densidade dos ossos;
- Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.
Tratamentos com colágeno para a pele
Mesmo com a reposição na alimentação e com suplementos, os tratamentos estéticos para a pele que utilizam colágeno têm resultados mais rápidos e, por isso, são os mais procurados. Esses tratamentos não produzem o colágeno, mas estimulam sua produção pelo próprio corpo.
Como exemplo, o preenchimento facial, que ganha cada vez mais adeptos, fios de PDO, bioestimuladores de colágeno, entre outros. Cada um tem funções específicas, mas de modo geral, todos estimulam a produção da proteína.
Bioestimulador de colágeno
O bioestimulador de colágeno da linha HOF é feito à base de ácido poli-l-láctico (PLLA) com alta durabilidade que melhora a flacidez e aumenta a espessura dérmica e qualidade da pele. Ele é indicado para procedimentos clínicos que atuam em fatores que envolvem a flacidez e sustentação da pele, melhorando o contorno.
A linha HOF é composta de produtos para procedimentos usados na harmonização facial e corporal, desenvolvida com a mais alta tecnologia e por especialistas altamente capacitados, a fim de oferecer os melhores produtos para clínicas e profissionais habilitados.
Você, profissional da área, escolha um produto de qualidade, com entrega segura e de acordo com as normas da Anvisa. Já você, que é cliente, pergunte ao seu profissional de confiança qual produto ele está usando.
A linha HOF é distribuída pela Werbran, uma empresa com mais de 22 anos no mercado. Atende farmácias, clínicas de estética, odontológicas, médicas e veterinárias, hospitais, lojas de produtos naturais e licitações por todo o território nacional. Para ter os melhores produtos na sua clínica ou consultório, fale conosco!