O que eu vim fazer aqui mesmo? Quem nunca entrou em um cômodo e teve esse pensamento? É uma situação comum e não indica nenhum problema, a não ser que venha acompanhado de esquecimentos constantes e perda de memória recente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer. Com o envelhecimento da população, a OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números.
Dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de indivíduos têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. Em 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A data marca o dia nacional de conscientização sobre a causa.
No caso da doença, um conjunto de neurônios sofre um processo defeituoso e começa a morrer. Como eles são responsáveis pela memória, a pessoa começa a ter dificuldades. Por isso, é tão importante cuidar da saúde cerebral desde cedo. Suplementos podem ajudar proporcionando os nutrientes necessários, especialmente aqueles que ficam em déficit na alimentação.
Mas eles não se restringem aos idosos, também são úteis para estudantes em épocas de provas e profissionais que vivem sob estresse. Uma vez que ajudam a repor as vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento cerebral, combatem os radicais livres e melhoram o aporte sanguíneo ao cérebro, facilitando o funcionamento cognitivo, principalmente em períodos de grande esforço mental, estresse e esgotamento.
Pensando nisso, separamos uma lista com os 5 principais nutrientes que contribuem para esses aspectos, confira:
Ômega 3
É um tipo de gordura encontrada em alguns peixes e vegetais. Com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a proteger as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres, melhorando as funções cognitivas e prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
Pode ser encontrado em peixes como o salmão, sardinha e atum, sementes de chia e linhaça, soja, azeite, nozes e amêndoas.
Vitaminas do complexo B
Entre os nutrientes que melhoram a memória e concentração também estão as vitaminas B1, B6 e B12. A B1 participa do metabolismo dos carboidratos e, assim, fornece energia para as células do cérebro. A B6, por sua vez, estimula a produção de neurotransmissores e auxilia na produção de novos neurônios. Dessa forma, regula as emoções e diminui os riscos de Alzheimer. Já a B12 atua na formação das células sanguíneas e também na formação dos neurônios.
Alimentos fontes dessas vitaminas incluem: cereais integrais, leguminosas, ovos, leite e derivados e banana.
Ferro
É o mineral mais abundante no organismo humano e participa de diversas funções essenciais. Ele é responsável por aumentar os níveis de oxigênio no cérebro, melhorando a memória, a concentração, o foco, a coordenação motora e demais funções cognitivas. Estudos demonstraram os efeitos negativos da sua deficiência na rememoração e aprendizado, em todos as fases da vida
Entre os alimentos fontes de ferro, destacam-se: carnes, frutos do mar, grãos, como feijão, ervilha e lentilha, e hortaliças, como couve, brócolis e agrião.
Zinco
Assim como o ômega 3, apresenta função antioxidante, com o objetivo de proteger as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres. Desse modo, ajuda a melhorar a saúde cerebral como um todo, inclusive as funções cognitivas. Como promove a síntese da dopamina e da serotonina, é um importante agente na diminuição da depressão.
O nutriente pode ser encontrado em sementes de linhaça, oleaginosas, grãos, carne vermelha, ovo, leite e derivados.
Magnésio
O mineral está presente em mais de 350 funções enzimáticas do organismo, inclusive na atividade dos neurônios. No cérebro, estimula a produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável por armazenar informações. Além disso, devido às suas funções no sistema nervoso, auxilia na prevenção e tratamento de distúrbios neurológicos.
Entre os alimentos que podemos encontrar magnésio, destacam-se: peixes, oleaginosas, grãos e sementes, como semente de abóbora, feijão, lentilha, grão-de-bico, cereais e hortaliças de folhas verdes escuras.
A importância dos suplementos para melhorar a memória e a concentração
Ter uma alimentação equilibrada e funcional é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, devido a rotinas cada vez mais agitadas, nem sempre ter um cardápio variado é possível. Nesse contexto, os suplementos alimentares surgem como grandes aliados de uma mente ativa e saudável, na medida em que ajudam a suprir déficits nutricionais.
Para saber qual é o nutriente mais indicado para melhorar as suas funções cognitivas, o ideal é consultar um médico ou nutricionista. Além disso, você deve escolher produtos de procedência garantida e de acordo com as normas da Anvisa.
Conheça a Lity – excelência em suplementação
A Lity é uma linha de suplementos nutracêuticos que atende todos os requisitos da legislação vigente e utiliza matérias primas dos melhores fornecedores do Brasil e do mundo. As formulações são elaboradas para que os consumidores tenham os melhores resultados obtendo maior qualidade de vida com tranquilidade e segurança para utilizar constantemente os produtos da marca.
Você encontra cápsulas de ômega 3, magnésio, colágeno, entre diversos minerais e suplementos para uma rotina mais equilibrada. Todos os produtos são distribuídos pela Werbran, referência na área com ampla atuação.
Sobre a Werbran
Há mais de 22 anos no mercado, a Werbran atende farmácias, clínicas de estética, odontológicas, médicas e veterinárias, hospitais, lojas de produtos naturais e licitações por todo o território nacional.
Conheça a Lity, nossa linha de nutracêuticos, desenvolvida com a mais alta tecnologia, com foco em venda e nas tendências de mercado. Se interessou? Fale conosco e saiba mais!