Dia do dentista: veja novas oportunidades para profissionais da área

Dia do dentista: veja novas oportunidades para profissionais da área

A odontologia evoluiu muito nos últimos anos e, se antes ser dentista se resumia a cuidar dos dentes, hoje a área de atuação é bem mais ampla. Principalmente no que diz respeito aos tratamentos estéticos faciais. Impulsionado por influenciadores, a busca pela harmonização dos traços é uma demanda crescente. 

Geralmente, os pacientes visam somente a beleza e a harmonia do rosto. No entanto, em algumas situações, também podem impactar diretamente na saúde, como acontece com a aplicação da toxina botulínica em casos de bruxismo.

Para comemorar o Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, preparamos um conteúdo especial sobre esse novo leque de possibilidades que se abre para os profissionais da área. Também trazemos as principais vantagens para quem quer empreender na área, acompanhe!

Dentista pode fazer procedimentos estéticos faciais?

Muita gente não sabe, mas a odontologia estética vai além de tratamentos dentais. Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) ampliou o escopo de atuação dos profissionais ao reconhecer sua competência na realização de procedimentos estéticos faciais que harmonizam com o sorriso.

Isso, por sua vez, oferece uma variedade maior de opções tanto para os pacientes quanto para os dentistas. Em termos práticos, os cirurgiões-dentistas têm permissão para administrar substâncias como toxina botulínica e ácido hialurônico, permitindo a realização de procedimentos de harmonização facial.

Para não restar dúvidas, o CFO emitiu a Resolução CFO 230/2020 no ano de 2020. Esta resolução elenca os procedimentos estéticos faciais que eles não estão autorizados a realizar. Isso inclui casos como rinoplastia, lifting de sobrancelhas, bem como o face lifting.

Conheça os principais procedimentos 

Existem inúmeras opções disponíveis para harmonizar os traços faciais. No entanto, entre todas essas alternativas, há alguns que se destacam como os mais procurados nos consultórios e clínicas. Descubra quais são eles.

Harmonização orofacial

Consiste em um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista, a fim de obter equilíbrio estético e funcional da face. Isso significa que é possível equilibrar traços e proporções de áreas como a mandíbula, o queixo, a região malar, a boca e o nariz, por exemplo.

O procedimento utiliza ácido hialurônico para preencher rugas profundas em diversos pontos, como no bigode chinês. A substância também é utilizada para dar volume ao rosto e aos lábios.

Aplicação da toxina botulínica

Seu uso na odontologia estética visa retocar rugas e marcas de expressão, além de preveni-las. Ela já era utilizada para fins terapêuticos por dentistas há algum tempo para tratar problemas como bruxismo. Mas, atualmente, a toxina botulínica já pode ser utilizada pelos profissionais com objetivos exclusivamente estéticos.

A substância é empregada para corrigir questões como o sorriso desigual, as rugas de expressão e o excesso de gengiva no sorriso. Importante destacar que, embora seja um procedimento de natureza simples, a aplicação requer competência técnica a fim de garantir os resultados desejados.

Preenchimento labial

É um dos procedimentos mais buscados por quem quer aumentar o volume dos lábios ou tornar os traços mais harmônicos. Geralmente, é aplicado toxina botulínica e o profissional habilitado pode fazer o procedimento no consultório.

Bichectomia

Nesse método, é retirada a gordura da região da bochecha. Ele é ideal para afinar o rosto e também é uma solução para pessoas que mordem a bochecha constantemente.

É um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas mais procurados. Nas mulheres, a bichectomia causa o chamado efeito blush, pois deixa as maçãs do rosto mais evidentes.

Por que investir em odontologia estética?

A seguir, separamos algumas das vantagens para os profissionais que se especializam no ramo da odontologia estética. Veja só: 

Aumento da demanda: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os tratamentos não cirúrgicos tiveram um aumento considerável desde 2019. O interesse pela parte visual é crescente, além disso a existência de alternativas pouco invasivas motiva pacientes mais receosos a investir nos cuidados. Assim, tudo indica que é um bom momento para empreender na área.

Crescente cuidado com a vaidade: homens e mulheres de diferentes idades estão cada vez mais preocupados em garantir que a imagem externa seja capaz de transmitir aspectos positivos da personalidade. Esse fator constitui um aspecto determinante para o fortalecimento do setor. 

Novos tratamentos: em mercados em constante evolução, a vantagem está na ampla gama de técnicas e ferramentas de trabalho disponíveis. Isso implica que você terá acesso à inovação de forma regular, com o objetivo de se destacar e proporcionar sempre o melhor atendimento aos pacientes.

Atuação variada: essa área é notavelmente variada, com uma ampla gama de procedimentos destinados a diversas finalidades. Essa diversificação ajuda a evitar desafios relacionados à concorrência acirrada e a preocupações com a saturação do mercado. Além disso, o crescente interesse em cuidados com a beleza contribui para criar um cenário ideal para alcançar o sucesso.

Conheça a Linha HOF 

Com produtos exclusivos, a Linha de Harmonização Orofacial é dedicada a dentistas habilitados que querem uma parceria confiável para o seu negócio. Distribuída pela Werbran, uma empresa com mais de 22 anos de atuação, traz produtos como: 

  • Toxinas botulínicas;
  • Preenchedores ácido hialurônico;
  • Bioestimuladores de colágeno;
  • Fios de PDO e mais.

Você pode contar com uma equipe altamente qualificada, entrega ágil, condições de pagamento facilitadas e segurança seguindo as normas da Anvisa. Tem interesse? Fale conosco!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Artigos relacionados

Fale conosco pelo Whatsapp
Enviar via Whatsapp